Gerar Boleto
Fale com o WhatsApp do sao-francisco
Fale com o WhatsApp do sao-francisco
Fale com o WhatsApp do sao-francisco
Sagrado Rede de Educação / Unidades Educacionais / Colégio São Francisco de Assis - Bauru/SP / Notícias / Os primeiros dentinhos dos bebês

Os primeiros dentinhos dos bebês

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 18 de Outubro de 2021

A irrupção dentária é o período em que o dente aparece na cavidade bucal. Já a erupção dentária é conceituada como o processo que inicia a odontogênese, passa pela fase de irrupção na cavidade bucal e chega a posição final de oclusão onde exerce suas funções. 

A cronologia de erupção é relativamente variável, sendo que uma antecipação ou um atraso de 6 meses em relação à média são considerados normais. Geralmente, a dentadura decídua, conhecida com dentinhos de leite, completa entre 24 e 36 meses de idade. Os primeiros dentes decíduos aparecem na cavidade bucal entre 4 e 10 meses de vida. As crianças possuem 20 dentes de leite sendo 10 dentes na arcada superior e 10 dentes na arcada inferior.

  • Função dos dentes: Ajuda na mastigação, fonética, mantém o espaço para os sucessores permanentes e a autoestima da criança.
  • Considerações clínicas: Diversas alterações locais e sistêmicas têm sido relatadas como manifestações associados à erupção dental.
  • Locais: Inflamação gengival, erupção cutânea perioral, cistos, hematoma de erupção, dentes natais e neonatais, dentes anquilosados.
  • Fatores sistêmicos: Irritabilidade, aumento da salivação, perturbações gastrointestinais, febre, redução de apetite.
  • Tratamentos: A erupção dentária não é uma doença e seus sintomas podem ser aliviados em casa.
  • Métodos simples: Oferecer bebidas e alimentos gelados, massagear a gengiva.
  • Dica para aliviar o incômodo: Colocar os mordedores na geladeira durante 5 minutos, pois o frio faz uma vasoconstrição e alivia a inflamação.

Uma das alterações bucais que às vezes observamos é o hematoma de erupção que se trata de uma hemorragia dentro do folículo dentário, deixando a cavidade preenchida por sangue (coloração roxo-azulado) e em 95% dos casos ele desaparece naturalmente.

Outra alteração que observamos são os dentes natais, quando há uma erupção prematura dos dentes decíduos, ou seja, o bebê já nasce com os dentes. Já os dentes neonatais aparecem na boca nos primeiros 30 dias de vida da criança e os incisivos inferiores são os mais acometidos.

Para ter dentes saudáveis e evitar a cárie na primeira infância, é de extrema importância ter um controle da dieta e realizar a higienização após as refeições e mamadas noturnas.


Cristiane Marques Lontra Delicato 
Cirurgiã Dentista – Odontopediatria
CROSP - 50881

Galerias de Fotos

Aggiorna le preferenze sui cookie