Gerar Boleto
Fale com o WhatsApp do sagrado-coracao-sao-paulo
Fale com o WhatsApp do sagrado-coracao-sao-paulo
Fale com o WhatsApp do sagrado-coracao-sao-paulo
Sagrado Rede de Educação / Unidades Educacionais / Colégio Sagrado Coração de Jesus - São Paulo/SP / Notícias / Confabulando com as Fábulas I Infantil III

Confabulando com as Fábulas I Infantil III

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 23 de Março de 2023

"Confabulando com as fábulas"

As fábulas infantis encantam e ensinam! Este é um tipo de texto que possui algumas características bem interessantes. Primeiramente, essa narrativa é curta, possui uma história simples e divertida, envolvendo personagens que podem ser pessoas, animais, elementos da natureza, e muito mais. Esses personagens são entrelaçados durante o enredo e trocam experiências importantes. No fim, essas experiências geram reflexões, um ensinamento, uma moral. Tudo isso, de forma didática, criativa e interessante aos olhos das crianças, feitas para encantar, ensinar e entreter.


Pensando nisso, as professoras do Infantil III elegeram as fábulas como  gênero textual para ampliar o repertório das crianças. Elas estão envolvidas com as personagens, que na maioria das vezes, são animais que apresentam comportamentos humanos.


A primeira fábula apresentada às crianças foi “A lebre e a tartaruga".


Ao ouvirem-na pela primeira vez, muitos acharam que a tartaruga trapaceou a corrida por não ter acordado a lebre. Outros, acharam que a lebre mereceu perder. As diferentes opiniões e pontos de vista das crianças enriqueceram as conversas sobre o assunto.


Por meio do trabalho com este gênero,  as crianças estão refletindo sobre atitudes e valores, conhecendo novas formas de recontar a mesma história, aprendendo sobre os elementos da floresta, confeccionando jogos matemáticos, fantoches e cenários, pesquisando sobre as características dos animais e organizando as informações em tabelas.


Ufa… Quantas aprendizagens, não é mesmo? Aguardem os ensinamentos da próxima fábula!

Aggiorna le preferenze sui cookie