Sagrado Rede de Educação / Notícias / [SAGRADO PLAY&PRAY] Episódio #6 - Frozen II

[SAGRADO PLAY&PRAY] Episódio #6 - Frozen II

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 04 de Junho de 2020
Direção de Chris Buck e Jennifer Lee
Duração 103’ | Estados Unidos | 2020
Classificação Indicativa: Livre

 

Episódio disponível nas plataformas:

  

A continuação da “aventura congelante” foi extremamente aguardada pelas crianças em todo o mundo. Produzido em 2019 e lançado no Brasil em 2020, a animação da Disney traz amizade, superação e muitas outras lições que as crianças podem guardar. Mas este podcast é pensado especialmente para os pais. Muitas vezes, aqui devemos reconhecer-nos como Igreja Católica que também falha; falta certa orientação cristã acerca da escolha e interpretação de filmes infantis.

Filmes são muitas vezes apresentados às crianças como simples “distrações”, momentos para relaxar, ou até mesmo para entreter enquanto a família precisa fazer algo. Mas por que não pensar em assistir a alguns filmes junto com as crianças e, ao final, perguntar que parte mais gostou e provocar uma simples, mas importante, reflexão?

Frozen II traz algumas ideias que merecem ser reforçadas ao final do filme, como a amizade entre as duas irmãs, o desejo de se descobrir e realizar a missão para a qual se foi chamado ou chamada, e a coragem de arriscar a própria vida pelo bem do outro, por amor.

A família é o primeiro lugar de evangelização, é de onde as crianças vão formar o caráter e a consciência dos valores. E, mais ainda, é no relacionamento entre os irmãos e com os pais que vão se descobrindo e formando a própria identidade como ser humano, dotados de dons que os levam à uma missão neste mundo. Mas é preciso coragem!

Depois de ver o filme, algumas indicações para a oração:

A amizade e a família são dons de Deus

É marcante no filme a relação de amizade e cuidado entre as irmãs. Deus, quando nos colocou diante a fraternidade, nos colocou diante de uma responsabilidade: somos irmãos e, por isso, responsáveis uns pelos outros. Quando conseguimos olhar para nossos irmãos de sangue e reconhecer que eles podem não ser parecidos comigo, mas tem dons que me complementam, passamos a respeitá-los como seres humanos, como filho de Deus, como nós.

O sentido de responsabilidade que vem com a família é, portanto, um dos pontos mais importantes, se não o mais importante do filme. As irmãs se amam, se cuidam, e é o amor entre elas que lhes dá, muitas vezes, coragem para seguir em frente e encarar os desafios que vão aparecendo pelo caminho.

Descobrindo o próprio carisma

Temos uma missão neste mundo. Isto é fato, e já falamos em algumas reflexões anteriores. Mas Frozen destaca estes dons ou carismas como parte de um universo maior. Somos parte de um universo que depende de nós para estar perfeitamente harmônico.

Por isso, é a partir do momento em que valorizamos os dons e capacidades do filho/filha que estamos contribuindo para que ele os fortaleça e desenvolva e, por conseguinte, contribua para um mundo mais bonito.

Sabemos que um carisma levado à sua plena realização, através de uma pessoa que conta com a graça de Deus, pode fazer maravilhas na vida de tantos! Pensemos aos santos, de longe e de perto, que nos fazem tão bem, que transparecem tanta bondade divina!

Tende coragem!

A realização do projeto de Deus em nós, porém, exige sempre coragem, pois encontra e encontrará obstáculos.

O tema da coragem é bastante recorrente no filme e podemos dizer que um pouco de coragem foi exigido de cada personagem. Parece que Jesus sabia que esta era uma virtude que deveria permear a vida do cristão, já que também a vida-morte-páscoa Dele lhe exigiram uma coragem heroica! E Ele mesmo repetiu diversas vezes aos discípulos: “Tende Coragem!”.

Celebramos, no domingo passado, a solenidade de Pentecostes, quando o Espírito Santo de Deus foi enviado ao coração dos Apóstolos, e lhes transformou de medrosos a corajosos! Peçamos a graça deste mesmo Espírito que sempre nos impulsiona a sermos mais fraternos, mais corajosos, mais filhos, mais irmãos.


Convido a rezar uma passagem da Sagrada Escritura que se encaixa bem com este pequeno filme e tê-la em mente nos próximos dias. Talvez escrevendo o trecho que mais lhe tocou em uma folha e pendurá-la em um local de passagem ou estratégico da casa.

“Então, ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos a portas trancadas, por medo das autoridades judaicas. Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” Enquanto falava aos discípulos, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram muito alegres ao verem o Senhor. E Jesus lhes disse mais uma vez: “A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio.” E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20:19-22)

Para finalizar o momento de oração:

Ó Espírito Santo, Fortaleza e Coragem de Deus
Dá-me a graça de olhar para mim mesma/o
E descobrir-me como filha/filho amada/o.
Os dons de Deus em mim querem frutificar!
Que seja a tua graça a agir em mim,
E como pai, como mãe, que eu me encontre contigo,
E partilhemos a responsabilidade de ensinar
A beleza do amor e do serviço.
Amém.

Sugestões de temas a serem trabalhados: Família, Perdão, Amizade, Coragem, Superação.   
Sinopse:
Anna, Elsa, Kristoff e Olaf se aventuram nas profundezas da floresta para descobrir a verdade por trás de um antigo mistério do reino.
Ficha Técnica:
Título: Frozen II (Original)
Ano produção: 2019
Dirigido por: Chris Buck; Jennifer Lee
Estreia: 2 de janeiro de 2020 (Brasil)
Duração: 103 minutos
Classificação: L - Livre para todos os públicos
Gênero: Animação Aventura Família
País de Origem: Estados Unidos

           

Aggiorna le preferenze sui cookie