Sagrado Rede de Educação / Notícias / A educação tecnológica no ensino básico

A educação tecnológica no ensino básico

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 17 de Fevereiro de 2023

Não é novidade que a pandemia de Covid-19 fez com que houvesse um impulsionamento no uso de tecnologias nas escolas. Porém, a educação tecnológica é uma área em ascensão há muito tempo e que segue em constante evolução. 

Apesar de ser uma pauta polêmica, o uso de celulares e tablets na sala de aula é uma realidade cada vez mais próxima. E por que não usar ferramentas digitais a favor do ensino, já que as crianças hoje em dia são criadas com acesso facilitado à internet? 

educação tecnológica
Imagem/Reprodução: Unsplash

A partir do uso adequado dos aparelhos eletrônicos, as metodologias de ensino podem se adaptar e tornar o aprendizado mais estimulante para os estudantes, a fim de engajá-los cada vez mais e mantê-los atualizados perante às futuras exigências do mercado de trabalho.

O que é a educação tecnológica?

A tecnologia sempre esteve atrelada à educação. Apesar da atualidade ser marcada pela introdução dos meios digitais e softwares, a criação do quadro negro foi um passo de inovação para o meio, assim como tudo o que veio posteriormente. 

É considerado parte da educação tecnológica não apenas o uso de smartphones/tablets na escola, mas também as experimentações em aulas de robótica, imersão em ambientes virtuais, criação de canais de comunicação para estreitar o contato entre colégio e responsáveis, entre outras opções inovadoras. 

educação tecnológica
Imagem/Reprodução: Unsplash

Por que desenvolver uma educação tecnológica?

São muitas vantagens que englobam tanto os alunos quanto os professores, afinal, a tecnologia costuma otimizar processos burocráticos e na sala de aula isso não seria diferente. Entre os benefícios da educação tecnológica, pode-se citar: 

  • Personalização do ensino;
  • Mais diversidade em atividades ou metodologias a serem aplicadas;
  • O ensino se torna mais dinâmico, pois é possível aprender por meio de vídeos, textos animados e até games educativos;
  • Reforço no senso de protagonismo da turma e maior interatividade entre eles;
  • O pedagogo pode dedicar mais atenção às individualidades de cada aluno.

A educação tecnológica não se restringe apenas à classe, pois a internet permite expandir o ensino através de plataformas específicas da instituição de ensino (sites ou aplicativos). Esse recurso se torna uma ferramenta para que os estudantes deem continuidade ao aprendizado e tenham uma fonte de consulta confiável. 

educação tecnológica
Imagem/Reprodução: Unsplash

É possível inserir o ensino tecnológico em qualquer ambiente, inclusive dentro de casa durante as tarefas escolares! O Google oferece várias ferramentas gratuitas (Drive, Meet, Classroom) que podem dar uma mãozinha na hora de fazer as lições diárias ou estudos extracurriculares das crianças e adolescentes. 

O que se aprende em educação tecnológica?

A área é abrangente e inclui tanto conteúdos teóricos quanto práticos. Às vezes, o foco será no conhecimento estratégico para dominar uma máquina, enquanto outras vezes é necessário o letramento para usar um software (ou até criar um novo). 

Outro ponto importante a ser ressaltado é a educação quanto à tecnologia no dia a dia. É preciso fazer uso consciente e positivo dela, para usufruir-la corretamente. Por isso, esse é um tipo de aprendizado que dá para ser adotado até no contexto pessoal, como ao gerenciar o tempo online nas redes sociais. 

educação tencológica
Imagem/Reprodução: Unsplash

Na Sagrado Rede de Educação o ensino tecnológico está presente no dia a dia dos estudantes

Trabalhamos a partir da perspectiva de "aprender fazendo". Estimulamos o trabalho em equipe, desde o planejamento até a execução dos projetos, a fim de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a vida, seja pessoal ou profissional.  

A educação tecnológica é aplicada na rotina através do uso responsável e consciente das ferramentas oferecidas. Sendo assim, garantimos inovação, maior dinamicidade e interatividade entre corpo estudantil e pedagógico na sala de aula.  

Aggiorna le preferenze sui cookie