Sagrado Rede de Educação / Notícias / Estudo religioso na educação básica

Estudo religioso na educação básica

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 08 de Março de 2023

Apesar dos estigmas, o estudo religioso é uma modalidade presente em várias instituições de educação básica, como na Sagrado Rede de Educação. A finalidade dessa área não é fazer imposições, mas sim passar valores que contribuem para a convivência em sociedade. 

O ensino de religiões acontece no Brasil desde o período colonial, sendo que antes era exclusiva a aprendizagem sobre o cristianismo. Atualmente, o estudo religioso visa a formação de cidadãos baseados na ética e moral vigente. 

O que é estudo religioso?

Este é um campo do conhecimento que contém competências e habilidades como qualquer outro, as quais podem ser ensinadas durante a educação básica dos estudantes. 

estudo religioso
Imagem/Reprodução: Unsplash

No artigo científico "Ensino religioso na educação infantil: o que prevê a Base Nacional Comum Curricular", Guilherme Alexandre Santos apresenta, a partir de um ponto de vista pedagógico, como a disciplina se faz presente no dia a dia e é importante para a integração dos alunos na sociedade. 

O autor também cita outra pesquisa, "Ensino religioso: problemas e desafios" de Maria Holmes, em que ela ressalta como a vertente pode proporcionar novas experiências para os estudantes através do lúdico. Orações, histórias e festas religiosas são o meio de fazer isso. 

LEIA TAMBÉM: 

O que estudar no estudo religioso?

A diversidade religiosa é um dos principais tópicos a ser desenvolvido na área, isso porque no Brasil existem várias crenças. Essa mistura contribui para que os participantes das aulas entrem em contato com outras culturas e visões históricas, além de também ser uma maneira de destacar a necessidade do respeito pelas diferenças. 

estudo religioso
Imagem/Reprodução: Unsplash

Entre as abordagens feitas no estudo religioso, pode-se citar: 

  • Compreensão da história;
  • Interpretação cultural; 
  • Noção sobre experiências religiosas e qual o impacto disso na população.

Na Sagrado Rede de Educação seu filho tem contato com o ensino religioso

Além de sermos referência na educação básica, também contribuímos para a formação de valores culturais e sociais dos nossos estudantes. Por isso, implementamos estudos religiosos na nossa grade educacional, a fim de proporcionar às crianças e adolescentes esse tipo de formação. 

Aggiorna le preferenze sui cookie